Subscrever Newsletter - Mantenha-se atualizado sobre tudo o que se passa na transição verde.

Subscrever Newsletter

Mantenha-se atualizado sobre tudo o que se passa na transição verde.

Submeter

Ao subscrever aceito a Política de Privacidade

2 min leitura

EUA anunciam 100 milhões de dólares para restaurar centrais a carvão no país

Administração de Donald Trump está a apostar na indústria do carvão para “aumentar a segurança e resiliência” da rede elétrica nacional.

12 Nov 2025 - 08:40

2 min leitura

Foto: Wikimedia/Gage Skidmore

Foto: Wikimedia/Gage Skidmore

O Departamento de Energia dos Estados Unidos lançou um Aviso de Oportunidade de Financiamento (NOFO) no valor de até 100 milhões de dólares (cerca de 93 milhões de euros) em fundos federais. O objetivo é a reabilitar e modernizar centrais termoelétricas a carvão existentes no país.

Este anúncio formal, que detalha os critérios de candidatura a fundos disponíveis para projetos elegíveis, surge na sequência de um plano mais vasto anunciado em setembro, que previa um investimento total de 625 milhões de dólares (cerca de 581 milhões de euros) destinados a revitalizar a indústria do carvão nos EUA e a aumentar a segurança e resiliência da rede elétrica nacional.

Segundo comunicado do Departamento de Energia, o NOFO de 100 milhões de dólares canalizará financiamento para três áreas tecnológicas que visem prolongar a vida útil e otimizar a eficiência das centrais. Nomeadamente, para o desenvolvimento de sistemas avançados de gestão de águas residuais para recuperar água de forma económica e gerar outros subprodutos de valor a partir das correntes de águas residuais. Para o desenvolvimento de sistemas de ‘retrofit’ que permitam a alternância de combustível entre carvão e gás natural sem comprometer parâmetros operacionais críticos. E para a implementação de sistemas avançados de co-combustão carvão/gás natural.

Subscrever Newsletter

Mantenha-se atualizado sobre tudo o que se passa na transição verde.

Ao subscrever aceito a Política de Privacidade