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43% dos carros importados para a UE são elétricos ou híbridos

Em 2024, a União Europeia gastou 42,4 mil milhões de euros em importações de países extra-UE de carros híbridos e elétricos, uma diminuição de 12% em comparação com 2023. Já as exportações representaram 28%.

06 Out 2025 - 12:00

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Foto: Freepik

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Em 2024, 43% do número total de carros importados para a União Europeia (UE) eram elétricos ou híbridos, uma diminuição de 1 ponto percentual (pp) em comparação com 2023. Ao mesmo tempo, nas exportações da UE, a quota foi de 28% do total em 2024, um aumento de 1 pp em relação ao ano anterior, revela o Eurostat nesta segunda-feira.

No geral, refere o Eurostat, houve um aumento significativo neste comércio desde 2017, ano em que a quota de importações e exportações totais da UE de carros elétricos ou híbridos era de apenas 8% e 2%, respetivamente.

A quota de carros totalmente elétricos em 2024 foi de 16% nas importações de carros da UE e 12% nas exportações (1% e 0,8% em 2017). Os carros híbridos plug-in representaram 6% das importações de carros no ano passado e 5% das exportações (0,6% e 1% em 2017), e a quota de carros híbridos não plug-in foi de 21% nas importações e 11% nas exportações (6% e 0,4% em 2017).

Em 2024, a UE gastou 42,4 mil milhões de euros em importações de países extra-UE de carros híbridos e elétricos, uma diminuição de 12% em comparação com 2023 (48,3 mil milhões de euros). As exportações dos mesmos produtos para países extra-UE diminuíram para 57,3 mil milhões de euros, uma queda de 8% em relação a 2023 (62,5 mil milhões de euros).

A China foi o principal parceiro de importação da UE, com 55% de todas as importações de carros elétricos, seguida da Coreia do Sul (16%), Japão e Estados Unidos (ambos com 9%).

Os três principais parceiros de exportação de carros elétricos foram o Reino Unido (31%), os Estados Unidos (23%) e a Noruega (11%).

Elétricos e híbridos representam um terço da produção europeia

Dos 12,1 milhões de carros produzidos pela UE em 2024, quase um terço eram híbridos ou elétricos (3,9 milhões), um valor ligeiramente superior ao de 2023 (3,8 milhões). Em 2024, 13% dos carros produzidos na UE eram elétricos, 6% híbridos plug-in e 13% híbridos não plug-in.
Em termos de valor, a produção total de carros da UE foi de 322 mil milhões de euros em 2024, comparativamente a 337 mil milhões no ano anterior.

Entre os carros elétricos e híbridos, os carros elétricos apresentaram o valor mais elevado, 57 mil milhões de euros (comparativamente a 66 mil milhões em 2023), seguidos dos carros híbridos não plug-in com 36 mil milhões de euros (face a 34 mil milhões em 2023) e dos carros híbridos plug-in com 29 mil milhões de euros (face a 24 mil milhões). Isto correspondia a uma quota em valor da produção total da UE de 18% para carros elétricos, 11% para híbridos não plug-in e 9% para híbridos plug-in, esclarece o Eurostat.

 

 

 

 

 

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