Subscrever Newsletter - Mantenha-se atualizado sobre tudo o que se passa na transição verde.

Subscrever Newsletter

Mantenha-se atualizado sobre tudo o que se passa na transição verde.

Submeter

Ao subscrever aceito a Política de Privacidade

3 min leitura

Comissário da Energia visita Portugal para debater resiliência energética

Dan Jørgensen vai visitar o centro de controlo da REN e ter um encontro bilateral com a ministra Maria da Graça Carvalho, na altura em que Portugal enfrenta desafios na rede elétrica devido à tempestade Kristin.

29 Jan 2026 - 16:04

3 min leitura

Dan Jørgensen, comissário da UE para Energia e Habitação | Foto: CE

Dan Jørgensen, comissário da UE para Energia e Habitação | Foto: CE

O comissário da União Europeia para Energia e Habitação, Dan Jørgensen, vai estar em Portugal de sexta-feira, 30 de janeiro, até segunda-feira, 2 de fevereiro, para discutir políticas de energia e habitação, num momento em que o país enfrenta desafios na rede elétrica devido à tempestade Kristin.

O comissário começa por, nesta sexta-feira, visitar zonas afetadas pela tempestade Kristin na Marinha Grande, juntamente com o ministro da Presidência, António Leitão Amaro, e a  ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho.

A deslocação do comissário inclui também uma visita ao centro de controlo da REN na manhã de sábado, acompanhado pela ministra do Ambiente e Energia e pelo secretário de Estado da Energia, Jean Barroca.

A iniciativa ocorre no contexto de uma revisão do quadro europeu de segurança energética, prevista para este ano, e da proposta de integração mais forte de critérios de segurança nos projetos de energia, como parte do Pacote das Redes Europeias, destinado a reduzir custos de energia e reforçar a independência energética da União Europeia.

Na segunda-feira, Dan Jørgensen terá um encontro bilateral com a ministra Maria da Graça Carvalho e copresidirá uma mesa-redonda com ‘stakeholders’ do setor energético, centrada na acessibilidade da energia e nas redes elétricas.

Tempestade Kristin provoca danos na rede elétrica

A visita do comissário coincide com uma altura problemática para o sistema elétrico nacional. Segundo a REN, a tempestade Kristin derrubou 61 postes de muita alta tensão. A passagem da depressão deixou fora de operação um total de 774 quilómetros de linhas de muita alta tensão da REN, o que corresponde a 7% de toda a Rede Nacional de Transporte de Eletricidade.

Várias das 10 linhas afetadas têm importância crítica, nomeadamente na ligação das Zonas Norte e Sul do Sistema Elétrico Nacional (SEN).

O fenómeno meteorológico com maior impacto na infraestrutura da REN registado até hoje tinha ocorrido em 2009. Na altura, foram perdidos 25 apoios – menos de metade dos caídos na noite de dia 28 de janeiro, informa a REN nesta quinta-feira.

A depressão Kristin provocou ainda alguns danos na Rede Nacional de Transporte de Gás, mas sem consequência para a segurança do abastecimento. Os estragos mais evidentes ocorreram nas instalações de superfície do Armazenamento Subterrâneo do Carriço.

A reposição total dos postes só deverá acontecer dentro de algumas semanas, de acordo com um plano já traçado que implicou a realocação de todas as equipas disponíveis para os trabalhos agora considerados prioritários, indica a REN.

Segundo a Lusa, Cerca de 450 mil clientes da E-Redes em Portugal continental estavam às 08:00 desta quinta-feira sem eletricidade, com o distrito de Leiria a concentrar a maior parte das situações.

O Governo decidiu em Conselho de Ministros decretar a situação de calamidade “nas zonas mais afetadas pela tempestade Kristin”.

A passagem da depressão Kristin pelo território português deixou um rasto de destruição, causando pelo menos seis mortos, vários feridos e desalojados.

Os distritos mais afetados foram Leiria (por onde a depressão entrou no território continental), Coimbra, Santarém e Lisboa.

 

Subscrever Newsletter

Mantenha-se atualizado sobre tudo o que se passa na transição verde.

Ao subscrever aceito a Política de Privacidade