Subscrever Newsletter - Mantenha-se atualizado sobre tudo o que se passa na transição verde.

Subscrever Newsletter

Mantenha-se atualizado sobre tudo o que se passa na transição verde.

Submeter

Ao subscrever aceito a Política de Privacidade

1 min leitura

G7 cria Conselho de Investimento para mobilizar 3,9 biliões de euros para infraestruturas sustentáveis

Iniciativa pretende atrair capital privado para projetos de energia limpa, água, saneamento e transportes, para acelerar transição para uma economia global sustentável.

17 Out 2025 - 14:30

1 min leitura

Foto: Freepik

Foto: Freepik

As Instituições de Financiamento ao Desenvolvimento do G7 (DFI) anunciaram a criação do G7 Infrastructure Investment Council, destinado a ampliar investimentos em infraestruturas, sobretudo em mercados emergentes e economias em desenvolvimento.

O Conselho pretende mobilizar cerca de 3,9 biliões de euros anualmente para financiar estas infraestruturas, com prioridade para projetos na área da energia, água e saneamento, e que combinem viabilidade económica com impacto ambiental positivo.

O Conselho contará com grandes investidores institucionais, como BlackRock, Actis, Brookfield, Macquarie e Allianz Global Investors, criando oportunidades concretas para infraestruturas resilientes e de baixo impacto ambiental.

Os membros do setor privado do Conselho garantem um envolvimento direto com investidores institucionais com experiência em investimento global.

Segundo o comunicado por estas instituições, onde se incluem o Banco Europeu de Investimento, a FinDev Canada e o British International Investment, esta colaboração proporciona canais estruturados para um diálogo contínuo entre as instituições de financiamento ao desenvolvimento e os investidores institucionais, de forma a explorar abordagens de investimento que alinhem viabilidade comercial e impacto no desenvolvimento.

 

Subscrever Newsletter

Mantenha-se atualizado sobre tudo o que se passa na transição verde.

Ao subscrever aceito a Política de Privacidade