Subscrever Newsletter - Mantenha-se atualizado sobre tudo o que se passa na transição verde.

Subscrever Newsletter

Mantenha-se atualizado sobre tudo o que se passa na transição verde.

Submeter

Ao subscrever aceito a Política de Privacidade

3 min leitura

Goparity canaliza 10 milhões de euros para projetos sustentáveis em 10 países

Plataforma portuguesa atinge 150 empréstimos liquidados, devolvendo 19,3 milhões de euros aos investidores, apoiando projetos que reduzem CO₂, geram energia limpa e criam empregos. Mais de metade do investimento foi direcionado para projetos em Portu

11 Nov 2025 - 13:03

3 min leitura

Foto: Freepik

Foto: Freepik

A Goparity, plataforma portuguesa de finanças éticas, alcançou um marco ao liquidar 150 empréstimos de impacto, devolvendo 19,3 milhões de euros aos investidores. Destaca-se que mais de metade deste investimento, cerca de 53%, foi direcionado a projetos sustentáveis em Portugal, representando mais de 10 milhões de euros aplicados em iniciativas verdes lideradas por empresas nacionais.

Desde a primeira campanha, em 2017, até ao momento, a comunidade de investidores da Goparity tem vindo a financiar projetos e empresas alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. No total, os empréstimos já liquidados impactaram de forma positiva mais de 82 mil pessoas e permitiram evitar mais de 14 mil toneladas de CO₂ por ano, gerar/poupar 6,7 GWh de energia e criar mais de 4.600 empregos, refere a empresa em comunicado.

A plataforma atinge este marco de crescimento num momento em que, nos últimos anos, se tem verificado o aumento da procura de investimentos em desenvolvimento sustentável a nível global. Segundo dados do 2025 Global Investor Insights Survey, 86% dos investidores afirmam que pretendem alocar recursos para a transição energética nos próximos 12 meses, e 77% referem que a principal razão para o fazer é o potencial de retorno a longo prazo.

“Mais do que números, 150 empréstimos totalmente liquidados significam impacto real: investidores com capital e juros pagos e projetos não especulativos a transformar comunidades e o ambiente, graças ao financiamento coletivo da nossa comunidade de investidores”, afirma Nuno Brito Jorge, CEO e cofundador da Goparity. “É para isto que existimos: ligamos quem precisa de capital a quem quer investir num futuro mais justo e sustentável”, acrescenta.

Com uma rentabilidade média anual de 5,4% e um prazo médio de 30 meses, os 150 empréstimos liquidados permitiram financiar a operação de 64 empresas em mais de 10 países, das quais 45% contam com mulheres nos seus órgãos sociais, reforçando também o compromisso da plataforma com a inclusão e a equidade no ecossistema empreendedor.

Rita Oliveira, COO da Goparity, acrescenta que “apesar de se falar cada vez mais sobre literacia financeira, continua a falar-se muito pouco sobre literacia em finanças sustentáveis. Na Goparity, queremos provar – com histórias reais como as destes 150 empréstimos – que a sustentabilidade também pode ser lucrativa e que cada pessoa pode ser parte ativa na transição para uma economia mais justa e sustentável”.

 

 

 

Subscrever Newsletter

Mantenha-se atualizado sobre tudo o que se passa na transição verde.

Ao subscrever aceito a Política de Privacidade