2 min leitura
ADENE e APAL reforçam cooperação para promover sustentabilidade no setor do alumínio
Protocolo visa reforçar eficiência energética, economia circular e descarbonização da indústria.
13 Abr 2026 - 11:47
2 min leitura
Foto: Freepik
- Investigadores descobrem recifes de coral resistentes às alterações climáticas
- Reino Unido investe 256 ME em combustível sustentável para aviação
- Livre propõe mais fiscalização na captura de ouriço do mar
- Mina de Aljustrel recebe investimento de 400 ME com foco na transição energética
- Governo lança programa de aceleração com aposta em tecnologia climática e energia limpa
- Falta de informação é principal barreira para consumo sustentável dos portugueses
Foto: Freepik
A ADENE – Agência para a Energia e a APAL – Associação Portuguesa do Alumínio vão assinar, a 24 de abril, um protocolo de colaboração com vista ao reforço da sustentabilidade no setor do alumínio.
O protocolo pretende consolidar a cooperação entre as duas entidades, com o objetivo de impulsionar a transição energética, ambiental e climática ao longo da cadeia de valor da construção. A parceria prevê o desenvolvimento de iniciativas conjuntas nas áreas da capacitação, inovação e eficiência.
Entre as principais linhas de atuação estão a promoção de ações de formação e sensibilização dirigidas a profissionais e empresas do setor, bem como o apoio a iniciativas que contribuam para a descarbonização da indústria e para o aumento da competitividade empresarial.
O acordo contempla ainda a partilha de conhecimento, o desenvolvimento de projetos técnicos e a promoção de boas práticas em eficiência energética, economia circular e utilização sustentável de recursos. Está também prevista a colaboração na divulgação e implementação de sistemas de classificação e etiquetagem energética aplicados ao edificado, incentivando soluções mais eficientes e a melhoria do desempenho energético dos edifícios.
Além disso, a parceria inclui o desenvolvimento de estudos, o apoio à definição de políticas públicas e a promoção de iniciativas que reforcem a qualificação da oferta do setor, em alinhamento com os objetivos nacionais e europeus de sustentabilidade.
Com uma vigência inicial de um ano, o protocolo não envolve contrapartidas financeiras diretas, baseando-se na cooperação institucional e na mobilização de recursos próprios. A iniciativa pretende gerar impacto duradouro, reforçando o papel do setor do alumínio na transformação do parque edificado e na promoção de edifícios mais eficientes e sustentáveis.
A formalização do acordo vai ter lugar na Tektónica, em Lisboa, durante a mesa-redonda “Mais produtos, melhor informação, a mesma classe”.
- Investigadores descobrem recifes de coral resistentes às alterações climáticas
- Reino Unido investe 256 ME em combustível sustentável para aviação
- Livre propõe mais fiscalização na captura de ouriço do mar
- Mina de Aljustrel recebe investimento de 400 ME com foco na transição energética
- Governo lança programa de aceleração com aposta em tecnologia climática e energia limpa
- Falta de informação é principal barreira para consumo sustentável dos portugueses