Subscrever Newsletter - Mantenha-se atualizado sobre tudo o que se passa na transição verde.

Subscrever Newsletter

Mantenha-se atualizado sobre tudo o que se passa na transição verde.

Submeter

Ao subscrever aceito a Política de Privacidade

2 min leitura

APAL lança campanha para incentivar a reciclagem de latas de alumínio

A campanha "Dá ritmo ao Planeta" pretende sensibilizar os consumidores para a prolongação da vida das latas de alumínio através da economia circular. Segundo a APAL, o alumínio tem a capacidade de ser “infinitamente reciclável.

24 Jun 2026 - 09:56

2 min leitura

Foto: Magnific

Foto: Magnific

A Associação Portuguesa do Alumínio (APAL) lançou uma nova campanha nacional de sensibilização para a reciclagem de latas de alumínio, com o objetivo de alcançar a valorização deste material ao longo de todo o seu ciclo de vida. 

A campanha  “Dá Ritmo ao Planeta” procura reforçar a ideia de que a reciclagem não depende apenas das infraestruturas existentes, mas também das escolhas diárias de cada cidadão. Assim, a associação quer alertar os consumidores que contribuam diretamente para a economia circular. 

De acordo com a APAL, a iniciativa pretende demonstrar que “até a mais pequena embalagem de alumínio tem valor e pode continuar a gerar recursos, eficiência e circularidade”, se for reciclada corretamente. 

“Uma lata de alumínio consumida hoje pode regressar ao mercado como uma nova lata em apenas algumas semanas”, lê-se no comunicado divulgado nesta terça-feira. Segundo a associação, uma das principais características do alumínio é, precisamente, a capacidade de este material ser reciclado um elevado número de vezes, sem perda de qualidade ou valor. 

Para José Dias, presidente da APAL, esta iniciativa visa realçar o enorme potencial do alumínio enquanto material “infinitamente reciclável”, nas suas inúmeras composições e aplicabilidades. Realça, ainda, que “podemos consumir sem “consumir” o planeta, e essa mensagem é fundamental para a sustentabilidade económica e ecológica do planeta”. 

A campanha, através de uma “linguagem simples, direta e visualmente apelativa”, explica o percurso que os consumidores podem seguir para contribuir para um ciclo mais sustentável para as latas: terminar a bebida, esvaziar a lata e colocá-la no ecoponto. 

“Um processo simples que permite que o alumínio regresse à cadeia de valor, evitando desperdícios, reduzindo a necessidade de extração de matérias-primas e promovendo uma utilização mais eficiente dos recursos”, afirma a APAL em comunicado. 

Com esta iniciativa, a APAL pretende reforçar o seu papel na promoção de boas práticas ambientais e na valorização do alumínio enquanto material estratégico para a transição para uma economia mais sustentável. 

Subscrever Newsletter

Mantenha-se atualizado sobre tudo o que se passa na transição verde.

Ao subscrever aceito a Política de Privacidade