Subscrever Newsletter - Mantenha-se atualizado sobre tudo o que se passa na transição verde.

Subscrever Newsletter

Mantenha-se atualizado sobre tudo o que se passa na transição verde.

Submeter

Ao subscrever aceito a Política de Privacidade

2 min leitura

Governança e investimento da água em debate no Encontro Regadio 2025

Conferência da FENAREG vai reunir em Lisboa líderes do setor para discutir a resiliência hídrica, o papel da PAC e os desafios da modernização do regadio em Portugal.

14 Out 2025 - 17:17

2 min leitura

Foto: Freepik

Foto: Freepik

Lisboa vai receber a 6 de novembro mais uma edição do Encontro Regadio, para debater o modelo de governança e investimento da água, a estratégia de resiliência hídrica e o papel da Política Agrícola Comum (PAC) europeia na modernização do regadio. Vai ainda ser feito o balanço da evolução do setor nas últimas décadas em Portugal e comemorado o 20º aniversário da Federação Nacional de Regantes de Portugal (FENAREG).

A FENAREG sublinha que o encontro acontece numa altura decisiva para o setor, em que há, até 2040, investimentos superiores a 10 mil milhões de euros para infraestruturas hídricas em Portugal. Ao mesmo tempo, levanta dúvidas em torno da futura PAC sobre o financiamento da modernização do regadio e o futuro da agricultura no país e na Europa.

A execução da estratégia “Água que Une” é, em especial, considerada urgente pela federação, que alerta que um atraso poderá custar a Portugal mais de 5 mil milhões de euros.

A data-limite para a inscrição no evento é 24 de outubro. A conferência contará com a participação de gestores dos principais aproveitamentos hidroagrícolas do país – responsáveis por mais de 95% do regadio coletivo público -, além de governantes, ex-ministros da Agricultura, autoridades e especialistas do setor, bem como agricultores regantes de várias regiões de Portugal.

Subscrever Newsletter

Mantenha-se atualizado sobre tudo o que se passa na transição verde.

Ao subscrever aceito a Política de Privacidade