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ISQ integra projeto europeu de 40 milhões para desenvolver fuselagens inovadoras de aeronaves híbrido-elétricas
Instituto português vai contribuir para criar estruturas mais leves, seguras e sustentáveis na aviação do futuro.
10 Nov 2025 - 17:36
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Foto: Pixabay
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O ISQ junta-se ao consórcio europeu HERFUSE, um projeto de vanguarda no valor de 40 milhões de euros que tem como missão desenvolver fuselagens e empenagens inovadoras para as futuras aeronaves regionais híbrido-elétricas (HER), um “passo decisivo” rumo à redução das emissões de gases com efeito de estufa (GEE) e à aviação sustentável.
O HERFUSE pretende revolucionar o design estrutural das aeronaves, explorando novos materiais compósitos avançados, processos de fabrico mais eficientes e estruturas otimizadas para integrar os sistemas elétricos e de propulsão híbrida.
Em linha com a Strategic Research and Innovation Agenda (SRIA) do programa europeu Clean Aviation, o projeto aborda desafios relacionados com o peso, eficiência aerodinâmica, durabilidade e integração de energia limpa — incluindo baterias, células de combustível e hidrogénio líquido.
Os resultados do HERFUSE serão complementares ao projeto HERA, também com participação do ISQ, que estuda o desempenho global das aeronaves regionais híbrido-elétricas e desenvolve procedimentos e especificações para o seu fabrico.
No âmbito do projeto, o ISQ será responsável pela caracterização mecânica dos materiais compósitos e pela avaliação da resistência a impactos de alta energia, um “aspeto crítico em zonas próximas dos motores de hélice, que podem estar sujeitas à projeção de partículas de gelo formadas no voo nas pás das hélices”, explica o ISQ em comunicado.
Assim, o ISQ vai recorrer a ensaios experimentais em “coupons” e painéis representativos, utilizando um canhão pneumático desenvolvido internamente que simula condições reais de impacto em voo.
“O HERFUSE é mais um exemplo do compromisso do ISQ com a inovação tecnológica e a sustentabilidade na aviação. Através da nossa experiência em ensaios mecânicos, materiais compósitos e simulação de impactos, estamos a contribuir para o desenvolvimento de soluções estruturais mais seguras, leves e eficientes”, sublinha Manuel Gomes, gestor do projeto no ISQ.
O ISQ visa desta forma reforçar a sua posição na vanguarda da inovação tecnológica para a aviação do futuro, contribuindo para uma mobilidade aérea mais limpa, segura e eficiente.
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