2 min leitura
Ligação fluvial Seixal-Barreiro-Cais do Sodré arranca neste sábado
Reforço da mobilidade na Margem Sul recupera relação histórica perdida desde a destruição da antiga ponte ferroviária em 1969.
26 Jun 2026 - 12:28
2 min leitura
- Governo alarga apoios a mais 20 setores no regime europeu de carbono
- Ligação fluvial Seixal-Barreiro-Cais do Sodré arranca neste sábado
- Conselho da UE chega hoje a acordo acerca das Redes Europeias de energia
- Governo britânico apoia com 10 mil euros aquisição de bombas de calor
- Tribunal de Contas Europeu aponta falhas à rede de segurança para catástrofes da UE
- Jean Barroca com poderes reforçados sobre a nova Agência de Geologia e Energia
A partir de sábado, 27 de junho, a TTSL – Transtejo Soflusa passa a realizar, em regime experimental, a ligação fluvial entre o Seixal, o Barreiro e o Cais do Sodré, com o objetivo de reforçar a mobilidade intermunicipal na Margem Sul e promover uma maior integração da rede de transporte público na Área Metropolitana de Lisboa.
A nova operação contempla a realização de seis carreiras aos sábados, permitindo estabelecer uma ligação direta entre os concelhos do Seixal e do Barreiro sem necessidade de passagem por Lisboa. Para estas viagens serão válidos os títulos de transporte já existentes.
“Esta iniciativa surge como resposta à necessidade de melhorar a acessibilidade entre dois importantes polos urbanos da Margem Sul, criando novas oportunidades de deslocação para fins sociais, turísticos, culturais e comerciais, ao mesmo tempo que promove uma utilização mais eficiente da rede fluvial existente”, refere a TTSL num comunicado enviado às redações.
Entre os principais benefícios para os passageiros destacam-se a redução dos tempos de deslocação entre os dois concelhos, o aumento da flexibilidade para atividades de lazer ao fim de semana e a possibilidade de realização de percursos circulares através da combinação de diferentes modos de transporte público, acrescenta a operadora.
A ligação recupera a mobilidade mais próxima desde a destruição da antiga ponte ferroviária em 1969.
A ponte ferroviária que ligava o Barreiro ao Seixal foi destruída a 18 de setembro de 1969, após o embate do navio “Alger”.
A estrutura, parte do ramal do Seixal, caiu, interrompendo a ligação ferroviária direta. Desde então, a zona ficou sem a travessia, separando as duas localidades.
- Governo alarga apoios a mais 20 setores no regime europeu de carbono
- Ligação fluvial Seixal-Barreiro-Cais do Sodré arranca neste sábado
- Conselho da UE chega hoje a acordo acerca das Redes Europeias de energia
- Governo britânico apoia com 10 mil euros aquisição de bombas de calor
- Tribunal de Contas Europeu aponta falhas à rede de segurança para catástrofes da UE
- Jean Barroca com poderes reforçados sobre a nova Agência de Geologia e Energia