Subscrever Newsletter - Mantenha-se atualizado sobre tudo o que se passa na transição verde.

Subscrever Newsletter

Mantenha-se atualizado sobre tudo o que se passa na transição verde.

Submeter

Ao subscrever aceito a Política de Privacidade

2 min leitura

MAEn prepara revisão da Estratégia Nacional de Educação Ambiental

APA vai realizar um ciclo de debates pelo país, para construir um guia orientador, até ao final do ano. Entrará em consulta pública em fevereiro e depois fica sujeito a aprovação.

20 Out 2025 - 10:50

2 min leitura

Foto: Freepik

Foto: Freepik

Tendo por objetivo a criação de “uma renovada dinâmica ao nível da sensibilização para a sustentabilidade”, o Governo anunciou que vai rever a Estratégia Nacional de Educação Ambiental (ENEA 2020). Para construir um guia de temas prioritários até 2030, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) vai organizar um ciclo de debates pelo país, até ao final deste ano.

“Portugal precisa de novos projetos e iniciativas que contribuam para sensibilizar a população e motivar os mais jovens a agir em prol do ambiente”, propõe a ministra do Ambiente e Energia (MAEn), Maria da Graça Carvalho, no comunicado à imprensa.

Os debates começam no dia 30 de outubro, em Gondomar, com o tema “Promover a economia circular”, e prevê-se que passem por Coimbra, Évora, Faro e Lisboa. O Governo indica que o programa completo vai estar disponível em breve no site da APA.

A nova estratégia deverá ficar aberta para consulta pública em fevereiro de 2026, ficando depois sujeita a aprovação, mas ainda sem data definida. A ministra salienta que “apostar na educação ambiental é determinante para termos populações mais empenhadas na defesa do planeta, e para isso precisamos de desenvolver uma nova geração de iniciativas que mobilizem os cidadãos”.

A ENEA 2020 visa contribuir para a literacia ambiental em Portugal e é financiada pelo Fundo Ambiental e pelo POSEUR. Na sexta-feira, o Governo e a APA introduziram a “Vamos Lixar o Lixo”, uma campanha de sensibilização e informação sobre resíduos, com início confirmado para este Natal. Deverá chegar às pessoas através dos meios digitais, televisões, rádios e imprensa.

Subscrever Newsletter

Mantenha-se atualizado sobre tudo o que se passa na transição verde.

Ao subscrever aceito a Política de Privacidade