Subscrever Newsletter - Mantenha-se atualizado sobre tudo o que se passa na transição verde.

Subscrever Newsletter

Mantenha-se atualizado sobre tudo o que se passa na transição verde.

Submeter

Ao subscrever aceito a Política de Privacidade

1 min leitura

Ministério da Agricultura lança sistema de armadilhas com IA para combater pragas

Elaborado pelo laboratório de investigação do Estado, prevê-se que consiga detetar precocemente situações de risco. Plataforma conta com um investimento de 10 milhões.

07 Nov 2025 - 14:45

1 min leitura

Foto: Freepik

Foto: Freepik

O Ministério da Agricultura divulgou que vai criar uma rede de armadilhas inteligentes para a vigilância de insetos em Portugal. O intuito é aplicar a inteligência artificial (IA) no combate às pragas e doenças que afetam a biodiversidade.

O sistema, a ser elaborado pelo laboratório de investigação do Estado, permitirá a deteção precoce das situações de risco. É financiado por um investimento de 10 milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência.

Além disso, o responsável pela tutela autorizou o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária a assumir o valor do concurso do intitulado “OHVeNet -One Health Vector Network”, que ultrapassa os 6 milhões de euros.

O Governo explica que o projeto vai também permitir o desenvolvimento de “algoritmos de visão computacional” e a implementação de uma plataforma de alerta no território nacional, sem entrar em detalhes.

Segundo o ministério, o novo sistema “é uma abordagem inovadora que vai reduzir significativamente o tempo e os custos associados às tecnologias de monitorização atuais e vai permitir expandir a área geográfica de vigilância”.

Subscrever Newsletter

Mantenha-se atualizado sobre tudo o que se passa na transição verde.

Ao subscrever aceito a Política de Privacidade