Subscrever Newsletter - Mantenha-se atualizado sobre tudo o que se passa na transição verde.

Subscrever Newsletter

Mantenha-se atualizado sobre tudo o que se passa na transição verde.

Submeter

Ao subscrever aceito a Política de Privacidade

4 min leitura

Plásticos de utilização única passam a ser proibidos em Angola

A medida foi anunciada pelo Governo angolano e inclui garrafas, copos, talheres, sacos, louça, palhinhas e cotonetes de plásticos inferiores a 50 ‘micras ou micros‘ media de comprimento.

22 Set 2026 - 17:32

4 min leitura

Foto: Freepik

Foto: Freepik

Angola, que produz diariamente 4.560 toneladas de plásticos e recicla menos de 10% do total de resíduos, proibiu, a partir de hoje, a produção, importação e comercialização de plásticos de utilização única abaixo dos 0,05 milímetros de espessura.

A medida foi anunciada pelo Governo angolano e inclui garrafas, copos, talheres, sacos, louça, palhinhas e cotonetes de plásticos inferiores a 50 ‘micras ou micros‘ media de comprimento (equivalente a 0,05 milímetros).

A proibição consta do Plano Nacional de Eliminação Progressiva dos Plásticos de Utilização Única (PLANEPP) 2025-2027 e foi anunciada em conferência de imprensa, em Luanda.

Segundo o secretário de Estado do Ambiente, Yuri Santos, a utilização no mercado angolano de todo o material em plástico com espessura inferior a 0,05 milímetros está proibida, podendo apenas serem usados plásticos superiores à referida espessura.

“Os sacos que nós vulgarmente temos no mercado não são recicláveis, são depositados muitas vezes a céu aberto e a nossa capacidade de reciclagem, a nível nacional, ainda é muito reduzida”, referiu.

Para as autoridades angolanas, o PLANEPP 2025-2027, de abrangência nacional, representa um “passo decisivo” na resposta do Estado angolano a um dos maiores desafios ambientais da atualidade: a crescente produção, utilização e descarte inadequado de produtos plásticos.

Yuri Santos deu nota que Angola enfrenta um desafio no que diz respeito à gestão de resíduos, com uma produção diária estimada em 19 mil toneladas, onde 39% são resíduos orgânicos e a seguir resíduos de plásticos com quase 24% e o restante papel/papelão.

“E a nossa taxa de reciclagem é inferior a 10%. Então, quer dizer que grande parte desses resíduos são recolhidos e são depositados no nosso aterro”, lamentou, assinalando que o objetivo da campanha “é criar valor”.

Realçou que sacos inferiores a 50 ‘microns‘ não têm valor, argumentando que são recolhidos e depositados diretamente nos aterros e quando chegam a terra causam impactos negativos nas valas, rios, oceanos, afetando a biodiversidade, os ecossistemas e a saúde pública.

“O nosso objetivo é eliminar esse tipo de sacos do nosso mercado”, insistiu o secretário de Estado do Ambiente, dando nota que o PLANEPP é acompanhado de um relatório de monitorização.

A fiscalização das medidas, adiantou, estará a cargo da Autoridade Nacional de Inspeção Económica e Segurança Alimentar (ANIESA), tendo acrescentado que os produtores e demais operadores do mercado tiveram um período de tolerância de 12 meses.

O secretário de Estado da Indústria, Carlos Manuel Rodrigues, disse que o país conta com 33 fábricas de sacos de plásticos, onde foram feitos levantamentos sobre a sua capacidade instalada, e neste período estas têm feitos ajustamentos “sem grande necessidade de investimentos”.

“Estamos a falar apenas de espessura [do saco de plástico]. Nós podemos controlar do lado da produção e aí a indústria tem mecanismos de verificar a produção (…). E, por outro lado, temos o lado da importação desses produtos onde o Governo não vai emitir qualquer tipo de licença”, assegurou aos jornalistas.

Carlos Manuel Rodrigues garantiu mesmo que pela da produção e da importação as autoridades conseguem controlar o mercado e com os mecanismos de fiscalização de que o país dispõe será feita a monitorização.

O PLANEPP estabelece igualmente multas para os incumpridores da medida que visa a eliminação progressiva de plásticos, que vão entre os 25 mil e cinco milhões de kwanzas (23 a 4,7 mil euros) para pessoas singulares e de um milhão a 300 milhões de kwanzas (954 a 286,4 mil euros).

Agência Lusa

Editado por Jornal PT Green

Subscrever Newsletter

Mantenha-se atualizado sobre tudo o que se passa na transição verde.

Ao subscrever aceito a Política de Privacidade