3 min leitura
Quase 60% do financiamento do BEI em 2025 foi para projetos verdes
O financiamento do Grupo BEI apoiou cerca de um terço do investimento total em transição energética da UE no ano passado. Um valor recorde de 11,6 mil milhões de euros foi dedicado a projetos de redes e armazenamento.
29 Jan 2026 - 13:26
3 min leitura
Foto: BEI
- União Europeia e China discutem escassez hídrica global
- Componentes eletrónicos biodegradáveis vencem Pitch Day da UPTEC
- Poluição por PFAS pode custar 440 mil milhões de euros à União Europeia até 2050
- Organismo internacional emite norma para contabilização de recursos naturais
- Assembleia da República debate hoje Lei de Bases do Clima
- UE procura Jovens Embaixadores da Energia
Foto: BEI
Quase 60% do financiamento total do Grupo Banco Europeu de Investimento (BEI) em 2025 foi destinado a projetos verdes, segundo os resultados da atividade do ano transato apresentados nesta quinta-feira.
O investimento foi canalizado para projetos de grandes redes energéticas e interligações até à implementação de armazenamento e energias renováveis, tecnologias limpas para a descarbonização da indústria pesada, bem como investimentos de adaptação, como infraestruturas hídricas.
O financiamento para a segurança energética atingiu um valor recorde em 2025, com 11,6 mil milhões de euros investidos nas redes europeias, mobilizando cerca de um terço do investimento total na transição energética. O BEI estima que o financiamento assinado no ano passado ajude a construir ou modernizar 56 mil km de linhas elétricas, exemplificando com a interligação do Golfo da Biscaia entre a Península Ibérica e França, passando por um cabo submarino que liga duas regiões do centro de Itália, até às redes locais e infraestruturas elétricas municipais na Alemanha.
O financiamento do Grupo BEI apoiou ainda um quinto de toda a nova capacidade solar instalada, um em cada três novos projetos de energia eólica em terra, bem como a grande maioria dos projetos de energia eólica offshore em 2025.
O BEI informa também que diversos produtos de financiamento adaptados apoiaram as indústrias europeias de fabrico de energia eólica e de redes, enquanto volumes recorde de investimento em eficiência energética deverão reduzir as faturas das pequenas e médias empresas e dos agregados familiares.
O financiamento do BEI apoiou cerca de um terço do investimento total na transição energética da UE no ano passado.
O financiamento para a agricultura e a bioeconomia também atingiu um máximo histórico de quase 8 mil milhões de euros, reforçando um setor vital para a economia europeia e a segurança alimentar, apoiando as comunidades rurais e criando futuros viáveis para jovens e novos agricultores, que enfrentam barreiras no acesso ao financiamento.
Para além das tecnologias limpas, o Grupo BEI está a apoiar a inovação desenvolvida na Europa nas áreas da saúde e biotecnologia, da inteligência artificial e de outras tecnologias disruptivas, das infraestruturas digitais e das matérias-primas críticas.
O Grupo do Banco Europeu de Investimento (BEI) está a mobilizar toda a sua capacidade para apoiar a competitividade europeia, a segurança e a autonomia estratégica, com um recorde de 100 mil milhões de euros em financiamento anual.
Os resultados de 2025 mostram máximos históricos de novo investimento nas transições verde e digital, na segurança e defesa europeias, em prioridades partilhadas como a habitação, bem como no reforço de parcerias e alianças de benefício mútuo na Ucrânia, nos países candidatos à adesão e em todo o mundo. “A Europa é uma superpotência e temos de estar à altura do nosso peso e acreditar nas nossas capacidades”, afirma a presidente do Grupo BEI, Nadia Calviño. “O Grupo BEI está a fazer a diferença. A investir na prosperidade partilhada, na segurança, na autonomia estratégica e nos valores europeus, para que a Europa cumpra as suas promessas aos cidadãos e parceiros”, acrescenta no comunicado divulgado nesta quinta-feira.
- União Europeia e China discutem escassez hídrica global
- Componentes eletrónicos biodegradáveis vencem Pitch Day da UPTEC
- Poluição por PFAS pode custar 440 mil milhões de euros à União Europeia até 2050
- Organismo internacional emite norma para contabilização de recursos naturais
- Assembleia da República debate hoje Lei de Bases do Clima
- UE procura Jovens Embaixadores da Energia