2 min leitura
Alexandre Santos nomeado subdiretor-geral da DGEG
Ex-vogal da Transtejo e da ERSE reforça liderança da Direção-Geral de Energia e Geologia em regime de substituição.
03 Nov 2025 - 10:39
2 min leitura
Foto: DGEG
- Projeto que utiliza vasos biodegradáveis para educação ambiental vence concurso Douriis
- Luságua recolhe 8,5 toneladas de redes de pesca para valorização na indústria têxtil
- Sessões da LightSource BP sobre central solar Sophia preocupam ambientalistas
- Governo transpõe diretiva europeia para apoiar renováveis e investimento no setor elétrico
- Vendas de veículos elétricos em Portugal aumentam 9,8% até maio e superam média da UE
- Grupo chinês de energias renováveis prepara maior IPO do país em quatro anos
Foto: DGEG
O Governo designou Alexandre Miguel da Costa Mendes da Silva Santos como subdiretor-geral da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), em regime de substituição, segundo o despacho publicado nesta segunda-feira em Diário da República.
A nomeação, assinada pela ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, visa garantir a continuidade da gestão do organismo até à abertura do concurso para o provimento definitivo do cargo. O despacho produz efeitos a 27 de outubro de 2025.
Economista de formação, Alexandre Santos é licenciado pela Universidade Católica Portuguesa, mestre em Comportamento Organizacional pelo ISPA e possui o Programa de Alta Direção de Empresas (PADE) da AESE Business School.
Entre os cargos mais recentes, foi vogal do conselho de administração da Transtejo Soflusa entre 2023 e 2025, e vogal do conselho de administração do OPART – Organismo de Produção Artística, entre 2019 e 2022.
Destaca-se ainda a passagem pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), onde exerceu funções de vogal entre 2013 e 2019, tendo também sido presidente da Associação dos Reguladores de Energia do Mediterrâneo entre 2016 e 2018.
Segundo o organograma da DGEG consultado pelo Jornal PT Green, não existia em funções até à data nenhum subdiretor-geral da DGEG. Bruno Miguel André de Sousa terá terminado as suas funções em setembro de 2024, segundo despacho publicado na altura.
- Projeto que utiliza vasos biodegradáveis para educação ambiental vence concurso Douriis
- Luságua recolhe 8,5 toneladas de redes de pesca para valorização na indústria têxtil
- Sessões da LightSource BP sobre central solar Sophia preocupam ambientalistas
- Governo transpõe diretiva europeia para apoiar renováveis e investimento no setor elétrico
- Vendas de veículos elétricos em Portugal aumentam 9,8% até maio e superam média da UE
- Grupo chinês de energias renováveis prepara maior IPO do país em quatro anos