
2 min leitura
Campanha desafia portugueses a reciclar vidro em eventos tradicionais
Friends of Glass inclui campanha de sensibilização em vidrões inspirada nos eventos típicos portugueses, como os Santos Populares. Missão é provar que a reciclagem de vidro é possível em todas as ocasiões.
20 Out 2025 - 11:58
2 min leitura

Foto: Friends of Glass
- Espanha e Reino Unido impulsionam crescimento da Iberdrola nos primeiros nove meses do ano
- Projeto português entre os 15 selecionados pela UE para apoio no desenvolvimento de Vales de Hidrogénio
- AIEA lança projeto global para reforçar segurança informática da IA no setor nuclear
- Campanha desafia portugueses a reciclar vidro em eventos tradicionais
- Reguladores dos EUA revogam princípios para gestão de risco climático nas instituições financeiras
- Miguel Goulão: Discussão pública sobre lítio é feita “sem conhecer o território” e com preconceitos

Foto: Friends of Glass
Através de spots temáticos em vidrões, a Friends of Glass Portugal destaca a sua campanha de sensibilização inspirada em momentos da vida portuguesa, como os Santos Populares. A iniciativa passa também na televisão, rádios e nos meios digitais. O objetivo é mostrar que se pode reciclar embalagens de vidro em qualquer ocasião.
“O nosso objetivo é mostrar que reciclar pode fazer parte de todos os momentos, dos mais quotidianos aos mais festivos”, explica Beatriz Freitas, secretária-geral da AIVE – Associação dos Industriais de Vidro de Embalagem. “Com este spot, queremos inspirar os portugueses a reconhecer os benefícios únicos do vidro como material de embalagem, tanto por questões de saúde como de sustentabilidade”, acrescenta.
A campanha televisiva, radiofónica e digital é feita a partir de um filme educativo e emocional, como explica a Friends of Glass. A ideia é provar que a reciclagem de vidros é um ato acessível, simples e fundamental para um futuro mais sustentável.
Portugal recicla apenas 56% das embalagens de vidro colocadas no mercado nacional, distante da meta europeia de 75% até 2030, segundo os dados mais recentes do Eurostat, sobre 2023, citados no comunicado de imprensa.
A Friends of Glass é um fórum europeu de consumidores que tem a missão de promover a escolha de produtos embalados em vidro e a sua reciclagem após utilização. Foi criada em 2009 pela Federação Europeia de Vidro de Embalagem.
- Espanha e Reino Unido impulsionam crescimento da Iberdrola nos primeiros nove meses do ano
- Projeto português entre os 15 selecionados pela UE para apoio no desenvolvimento de Vales de Hidrogénio
- AIEA lança projeto global para reforçar segurança informática da IA no setor nuclear
- Campanha desafia portugueses a reciclar vidro em eventos tradicionais
- Reguladores dos EUA revogam princípios para gestão de risco climático nas instituições financeiras
- Miguel Goulão: Discussão pública sobre lítio é feita “sem conhecer o território” e com preconceitos