Subscrever Newsletter - Mantenha-se atualizado sobre tudo o que se passa na transição verde.

Subscrever Newsletter

Mantenha-se atualizado sobre tudo o que se passa na transição verde.

Submeter

Ao subscrever aceito a Política de Privacidade

2 min leitura

Governo lança projeto-piloto para devolução e reciclagem de têxteis usados

Parceria entre a Agência para o Clima e a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição vai testar novas soluções para recolha e reaproveitamento de roupas, com financiamento de 450 mil euros do Fundo Ambiental.

20 Out 2025 - 07:48

2 min leitura

Foto: Freepik

Foto: Freepik

A Agência para o Clima e a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) estabeleceram um protocolo para estudar novas soluções para aumentar a reciclagem no setor têxtil.

A iniciativa, financiada em até 450 mil euros pelo Fundo Ambiental, pretende criar e testar novos modelos de recolha e reaproveitamento de vestuário, promovendo alterações na logística das empresas e incentivando os consumidores a devolver peças de roupa em fim de vida útil.

Com duração prevista de um ano, até setembro de 2026, o projeto enquadra-se no contexto da revisão da Diretiva europeia dos resíduos, que prevê a criação de sistemas de responsabilidade alargada do produtor, obrigando as empresas a participar ativamente na gestão do ciclo de vida dos produtos têxteis.

A ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, destaca que esta é “uma oportunidade para acelerar a transição para uma economia circular no setor têxtil que, mais do que uma responsabilidade ambiental, é uma obrigação para as empresas que queiram ser competitivas e sustentáveis”.

Os resíduos têxteis representam uma das maiores fontes de poluição hídrica, devido à libertação de microplásticos e às emissões associadas à produção e eliminação de tecidos.

 

Subscrever Newsletter

Mantenha-se atualizado sobre tudo o que se passa na transição verde.

Ao subscrever aceito a Política de Privacidade