
2 min leitura
Marca de calçado lança coleção com “desperdício zero”
Nova linha da portuguesa Ambitious utiliza excedentes de produção e materiais reciclados, integrados pelo projeto Evyen, uma estratégia de 10 anos para um modelo de negócio mais circular.
23 Out 2025 - 08:13
2 min leitura

Foto: Ambitious
- Parlamento Europeu apresenta reivindicações para a COP30
- Plano Nacional de Restauro da Natureza avança para fase de proposta de medidas
- Quase 91% dos portugueses querem mais severidade face a ‘greenwashing’ nas empresas
- Operadores que manuseiam péletes de plástico vão ter de criar planos de gestão de riscos
- Guimarães quer reforçar conexão entre cidadãos e ambiente como Capital Verde Europeia
- Energia será prioridade política da União Europeia em 2026

Foto: Ambitious
A marca de calçado Ambitious lançou a sua primeira coleção com “desperdício zero”, produzida a partir de excedentes de produção e de materiais em stock. A iniciativa foi possível através do projeto Evyen, a estratégia de 10 anos da empresa para a sustentabilidade, responsabilidade social e transição para um modelo de negócio mais circular.
Ao reaproveitar matérias-primas através de ‘upcycling’ e reciclagem, a marca da empresa Celita – Comércio e Indústria, Lda, quer “reduzir o impacto ambiental sem abdicar de um design arrojado e intemporal”, explica em comunicado.
A equipa do Evyen acredita que, “reinventando e reutilizando materiais, provamos que a moda responsável pode andar de mãos dadas com a criatividade e a inovação”. A marca diz que está a investir na eficiência energética e na redução de emissões de carbono, bem como na reciclagem de peles, têxteis e sola através de uma pareceria com a Rubber Link. A Ambitious prevê ainda expandir mais linhas de calçado e acessórios com materiais reaproveitados, como cintos, porta-cartões e tote-bags.
Esta estratégia, segundo a marca, poderá atrair mais consumidores e parceiros, facilitar financiamento e reduzir riscos operacionais. Acreditamos que ESG [sigla inglesa para ambiental, social e governança] não é apenas uma obrigação moral, é um fator crítico de competitividade e sustentabilidade empresarial,” afirma diretor de Marketing e Coordenador ESG da Ambitious, André Ribeiro.
- Parlamento Europeu apresenta reivindicações para a COP30
- Plano Nacional de Restauro da Natureza avança para fase de proposta de medidas
- Quase 91% dos portugueses querem mais severidade face a ‘greenwashing’ nas empresas
- Operadores que manuseiam péletes de plástico vão ter de criar planos de gestão de riscos
- Guimarães quer reforçar conexão entre cidadãos e ambiente como Capital Verde Europeia
- Energia será prioridade política da União Europeia em 2026