Subscrever Newsletter - Mantenha-se atualizado sobre tudo o que se passa na transição verde.

Subscrever Newsletter

Mantenha-se atualizado sobre tudo o que se passa na transição verde.

Submeter

Ao subscrever aceito a Política de Privacidade

2 min leitura

Mecanismo das Matérias-Primas para reforçar segurança do aprovisionamento da Europa com inscrições abertas

Mecanismo vai servir todas as indústrias europeias, desde as tecnologias verdes e digitais até à indústria aeroespacial e de defesa, ligando toda a cadeia de valor. A primeira ronda de ‘matchmaking’ será lançada no primeiro trimestre de 2026.

18 Nov 2025 - 14:27

2 min leitura

Foto: Freepik

Foto: Freepik

A Comissão Europeia (CE) anuncia a abertura das inscrições para o novo Mecanismo das Matérias-Primas no âmbito da Plataforma da União Europeia (UE) para a Energia e as Matérias-Primas.

O mecanismo visa reforçar a segurança do aprovisionamento da Europa, ligando compradores e vendedores de matérias-primas estratégicas e apoiar o desenvolvimento de novos projetos em toda a cadeia de valor.

Segundo a CE, este mecanismo vai ajudar a indústria a diversificar as cadeias de abastecimento e apoiar novos projetos estratégicos no domínio das matérias-primas. Servirá todas as indústrias europeias, desde as tecnologias verdes e digitais até à indústria aeroespacial e de defesa, ligando-as a compradores, fornecedores, prestadores de serviços de armazenamento e parceiros financeiros ou de investimento.

As negociações comerciais decorrerão fora da plataforma, sem o envolvimento da Comissão Europeia, sublinha por sua vez a CE no comunicado divulgado nesta terça-feira.

O mecanismo irá ligar a procura e a oferta de matérias-primas estratégicas existentes e futuras; apoiar o desenvolvimento de projetos na UE e em países terceiros; ligar compradores e fornecedores com apoio financeiro e prestadores de serviços de armazenamento; e permitir a cooperação entre empresas, como agregação de procura, compras conjuntas e consórcios de investimento.

A primeira ronda de ‘matchmaking’ será lançada no primeiro trimestre de 2026. Com as inscrições abertas, a CE “encoraja vivamente todas as empresas elegíveis, tanto do lado da oferta como da procura, bem como as instituições financeiras e os prestadores de serviços de armazenamento a inscreverem-se”.

Subscrever Newsletter

Mantenha-se atualizado sobre tudo o que se passa na transição verde.

Ao subscrever aceito a Política de Privacidade