2 min leitura
Subdiretor-geral assume direção da DGEG após saída de Paulo Carmona
Direção-Geral de Energia e Geologia passa a ser assegurada interinamente por Alexandre Miguel da Costa Mendes da Silva Santos.
29 Mai 2026 - 10:41
2 min leitura
Foto: DGEG
- Investigadores descobrem recifes de coral resistentes às alterações climáticas
- Reino Unido investe 256 ME em combustível sustentável para aviação
- Livre propõe mais fiscalização na captura de ouriço do mar
- Mina de Aljustrel recebe investimento de 400 ME com foco na transição energética
- Governo lança programa de aceleração com aposta em tecnologia climática e energia limpa
- Falta de informação é principal barreira para consumo sustentável dos portugueses
Foto: DGEG
Alexandre Miguel da Costa Mendes da Silva Santos assume funções de direção em regime de suplência na Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), na sequência da saída de Paulo Carmona do cargo de diretor-geral.
Segundo um despacho publicado nesta sexta-feira em Diário da República, a saída de Paulo Carmona foi requerida pelo próprio. Exercia o cargo desde 2025, após ter sido escolhido através de concurso conduzido pela Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CReSAP).
O despacho é assinado pela ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, e produz efeitos desde 22 de maio de 2026.
Recorde-se que, em novembro passado, Alexandre Miguel da Costa Mendes da Silva Santos foi designado subdiretor-geral da DGEG, em regime de substituição. A nomeação na altura visava garantir a continuidade da gestão do organismo até à abertura do concurso para o provimento definitivo do cargo.
Economista de formação, Alexandre Santos é licenciado pela Universidade Católica Portuguesa, mestre em Comportamento Organizacional pelo ISPA e possui o Programa de Alta Direção de Empresas (PADE) da AESE Business School.
Foi vogal do conselho de administração da Transtejo Soflusa, entre 2023 e 2025, e vogal do conselho de administração do OPART – Organismo de Produção Artística, entre 2019 e 2022.
Destaca-se ainda a passagem pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), onde exerceu funções de vogal entre 2013 e 2019, tendo também sido presidente da Associação dos Reguladores de Energia do Mediterrâneo entre 2016 e 2018.
- Investigadores descobrem recifes de coral resistentes às alterações climáticas
- Reino Unido investe 256 ME em combustível sustentável para aviação
- Livre propõe mais fiscalização na captura de ouriço do mar
- Mina de Aljustrel recebe investimento de 400 ME com foco na transição energética
- Governo lança programa de aceleração com aposta em tecnologia climática e energia limpa
- Falta de informação é principal barreira para consumo sustentável dos portugueses