Subscrever Newsletter - Mantenha-se atualizado sobre tudo o que se passa na transição verde.

Subscrever Newsletter

Mantenha-se atualizado sobre tudo o que se passa na transição verde.

Submeter

Ao subscrever aceito a Política de Privacidade

1 min leitura

Brasileira Eletrobras vende participação na estatal nuclear

Negócio de 85 milhões de euros ocorre numa altura em que a Eletronuclear enfrenta problemas financeiros e risco de insolvência.

16 Out 2025 - 09:07

1 min leitura

Foto: Freepik

Foto: Freepik

A elétrica brasileira Eletrobras anunciou a venda da sua participação na empresa pública de energia nuclear Eletronuclear ao grupo J&F, dos irmãos Batista, por 535 milhões de reais (cerca de 85 milhões de euros).

De acordo com a imprensa local, que cita fontes do Ministério de Minas e Energia, a transação ocorre numa altura em que a Eletronuclear enfrenta problemas financeiros e risco de insolvência

Num comunicado enviado aos acionistas, a Eletrobras afirmou que a operação reflete o seu “compromisso com a otimização do portefólio e com a simplificação da sua estrutura”.

A ‘holding’ da família Batista, proprietária da empresa de processamento de carne JBS, passa assim a ser acionista minoritário do capital da Eletronuclear, que permanece sob controlo maioritário do Estado brasileiro.

Criada em 1997, a empresa é responsável por 3% da eletricidade consumida no Brasil, através de duas centrais nucleares, com 640 megawatts e 1.350 megawatts, situadas na costa do estado do Rio de Janeiro.

Há ainda uma terceira central, Angra 3, com 1.405 megawatts, em construção, mas as obras estão paradas desde 2015.

 

Agência Lusa

Editado por Jornal PT Green

 

Subscrever Newsletter

Mantenha-se atualizado sobre tudo o que se passa na transição verde.

Ao subscrever aceito a Política de Privacidade